A colaboração está ligada à inovação. E as instituições que a estimulam, ampliam a sua capacidade de resolver os problemas cada dia mais complexos da sociedade, além de não deixarem escapar as boas ideias, engajando pessoas a contribuírem a partir de suas melhores aptidões. A inovação é um encontro de pontos de vista que nasce da pluralidade dessas capacidades. Organizações que não estejam atentas a sua cultura podem formar ambientes de insalubridade emocional, onde as questões individuais e necessidades de poder e dominação causam sofrimento psíquico e angústia, além de bloquear a inovação. Praticar a colaboração preconiza a construção de ambientes onde haja confiança e conexões saudáveis, onde todos possam ter a segurança emocional para serem quem são sem medo, trazer suas melhores ideias e construir um propósito em conjunto.
Valorizar a individualidade e promover autoestima, incentivando o questionamento de paradigmas que bloqueiam a colaboração e trazem sofrimento emocional fortalece equipes e pessoas. Todos trabalham melhor em lugares onde se percebem respeitados e valorizados em suas capacidades, atuando com quem possam confiar. Desenvolver um propósito elevado baseado em valores humanos que ultrapassem unicamente o lucro cria um senso de pertencimento, fortalece o engajamento e traz efetiva qualidade de vida. Para acompanhar as mudanças desse mundo cada vez mais complexo, é preciso questionar verdades antigas e se preparar para esse novo momento que já está aí. A probabilidade de colher bons resultados é imensa. Para muito além de uma necessidade de mercado pungente, aprender a colaborar irá impactar diretamente na satisfação e bem estar, provando que é possível construir um mercado de trabalho ético, honesto e saudável para todos. Nos dias atuais, a perenidade de uma organização depende de sua capacidade de estimular e orquestrar valores humanos para que assim haja o entusiasmo necessário de colocá-los em prática através de ações concretas e sustentáveis.
Semadar Marques é escritora, educadora, palestrante e especialista na criação de ambientes colaborativos. Autora do livro Colaboração a única solução, da editora Alta Books.
https://altabooks.com.br/produto/colaboracao-a-unica-solucao/