Rede Sustentaoquê?
Rede Sustentaoquê?
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SUSTENTABILIDADE, É TUDO PRA ONTEM!

SUSTENTABILIDADE, É TUDO PRA ONTEM!
Daniela Delfini de Campos
nov. 5 - 4 min de leitura
000

Adoro essa frase do Emicida "é tudo pra ontem" porque ela traduz muito fielmente o que entendo por sustentabilidade.

E se você vieo aqui procurando ESG e as 10 coisas (ou 20) que pode fazer para tornar sua empresa sustentável, eu vou te ajudar.

Neste post eu resumi os Indicadores Ethos_sEbrae para Micro e Pequenas Empresas, elaborado em parceria com o Sebrae, em perguntas pra te ajudar a "diagnosticar" as "dores" da sua empresa.

Mas a partir desta anamnese, imagino que você botou a mão na consciência e viu que as 20 perguntas ou passos são apenas e tão somente o início da caminhada e que ela é infinita.

Contrariando todos os manuais de copyright e textos que engajam eu já te antecipo: é pra ontem, é tudo importante, tá tudo interligado - e isso serve tanto para o bem quanto para o mal - e não tem fim.

Se mesmo assim você ainda se sente coresponsável pelo rumo que a humanidade tá tomando e quer ajudar a mudar essa rota para bem de todos, inclusive o seu, então aproveita todo o conteúdo que criei com exemplos simples desta jornada para empresas, tá tudo nesta pasta no instagram e, embora os Indicadores Ethos tenham sido atualizados este ano para uma versão ASG (Ambiental, Social e Governança), este conteúdo segue tão relevante quanto em 2016, e sabe por quê?

Porque nem 1% das 22 milhões de pequenas empresas brasileiras sequer começou esta jornada de entender o que é sustentabilidade e a fatia que lhe cabe neste latifúndio¹ para a mudança de rota urgente da humanidade.

  1. Eu começo a série falando o que é ou não sustentabilidade e lembrando as empresas que, se o documento de constituição de uma empresa se chama "contrato social" não é a toa, é um contrato com responsabilidades sociais.
  2. Depois eu te convido a unir sua equipe para encarar os desafios, afinal a gente já conhece o ditado: juntos se vai mais longe, embora não tão rápido.
  3. E tendo tantos desafios, todos importantes ao mesmo tempo, o 3º post fala de planejamento, tudo simples, na linguagem prática que todo mundo entende, sejam empreendedores por propósito, necessidade ou desespero de causa.
  4. O 4ºpost da série ainda tá falando de governança, mas só agora eu uso o "G" do ESG/ASG, porque afinal a gente sempre praticou isso com outros conceitos e termos como "ética, integridade, transparência, gestão, etc", e todos meus posts têm sempre as referências que você pode consultar de maneira acessível e gratuita.
  5. 5 razões para você maratonar essa série:
  • É de graça
  • A linguagem é fácil e você acessa o instagram 25 vezes por dia por motivos até menos nobres
  • O conteúdo tem referências reconhecidas por mais de 5.000 empresas que utilizam a metodologia
  • Sustentabilidade é pra ontem e diz respeito a cada um de nós, que, como um cachorro com 8 bilhões de donos, tá morrendo de fome, sede e febre
  • E por fim, as micro e pequenas empresas representam 99% do mercado e 72% dos empregos criados no 1º semestre de 2022 e 30% do PIB, de acordo com um artigo do Sebrae.

Bora?

Salve esta pasta, navegue e deixe seu comentário se este artigo foi útil ou o que você gostaria de encontrar!

Dani Delfini, faz tudo no @sustentaoque.

¹ Aliás, péssima expressão que mostra bem o quanto a gente tem uma visão colonial, capitalista e patriarcal.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você