Lista de livros que li, para ser sempre atualizada.
Eu me formei profissional de Letras em 1997 pela Universidade de São Paulo, filha de professora e aquariana sonhadora, sempre fui amante das "letras" e das viagens proporcionadas pela literatura.
Da infância, lembro de ter lido todos - 100% - os livros que tinha em casa! E olha que minha mãe sempre tinha um novo e foi quando começaram as indicações e obrigações do colégio. Na idade adulta o autor que mais me marcou foi João Ubaldo Ribeiro. Agora tenho devorado mais ciência que literatura e convido você a comentar este post com a sua recomendação imperdível!
Minha lista de livros e melhores estudos ou publicações:
- As referências sobre sustentabilidade remontam a Platão, mas você pode começar pelo artigo Meio século de Primavera Silenciosa: um livro que mudou o mundo que me deu uma breve ideia do quão revolucionário e contestador foi o livro de Rachel Carson em 1962. No artigo, além da análise do impacto dos pesticidas, Bonzi destaca o contexto social e o vanguardismo da autora que deu origem ao movimento ambiental do qual hoje me sinto parte.
- Siga para The Limits to Growth (1972), livro elaborado por um grupo de 100 cientistas, economistas, empresários e políticos denominado Clube de Roma, um dos livros mais vendidos no mundo e que deu origem à inúmera discussões ambientais que remontam os dias atuais.
- A seguir deixo uma recomendação que me foi muito útil para entender a complexidade envolvida na construção de políticas que amparem a sustentabilidade, ou seja, o advocacy: Relatório da Delegação Brasileira levado à Conferência de Estocolmo (1968), Suécia, quando a ONU reuniu 113 países para discutir a degradação ambiental e propor iniciativas de preservação.
- 15 anos depois, em 1987, outro documento foi elaborado: Our Common Future ou “Relatório Brundtland”, trazendo os conceitos de desenvolvimento sustentável, base da construção dos Objetivos do Milênio e posteriormente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU).
- Entremeie sua leitura com Compaixão ou Competição, livro de 2006, escrito pelo Dalai Lama, que nos leva a reflexões profundas sobre a dualidade entre alguns valores humanos primordiais para a pratica da sustentabilidade e os valore que norteiam a nossa organização econômico social atual. Os trechos deste livro você encontra em posts dominicais publicados em 2018 no Sustentaoquê.
- Seguindo a mesma fórmula bem sucedida em 2019 e 2020 postei trechos do livro A vida secreta da ÁRVORES de Peter Wohlleben (2017), simples e ao mesmo tempo rico, pois nos traz conhecimentos naturais que nos dão uma boa dimensão do quão valiosa é a natureza, em seus 3,8 bilhões de anos de evolução e o quanto ainda temos que aprender a respeitar e conviver.
E você, quais livros ou publicações sobre sustentabilidade te influenciaram, comente este post, faça parte da Rede Sustentaoquê, escreva seu próprio post, colabore para que o movimento cresça!
Precisamos de pelo menos 1/4 dos humanos nesta direção e então, segundo pesquisas de Harvard, poderemos mudar o rumo desta jornada!
Feliz 2021 com a esperança de que estaremos mais unidos nesta causa.