A internet está aí para facilitar a nossa vida, por exemplo, a extraordinária comodidade que temos de pedir qualquer produto sem sair de casa. Mas, não se engane, tudo tem um preço. O setor de transporte, de acordo com o relatório IPCC, é responsável por 14% das emissões diretas de gee (gases de efeito estufa) na atmosfera. E é, exatamente, por isso que hoje existe a iniciativa do Frete Neutro.
O que são os gases de efeito estufa (GEE)
O efeito estufa é um processo natural , muito importante para a manutenção da vida na Terra, quando mantido em equilíbrio. Nada mais é do que a concentração do calor (radiação infravermelha) na atmosfera. Uma parte do calor fica na atmosfera com a ajuda de alguns gases, que chamamos gases do efeito estufa, ou GEE para os mais chegados. Outra parte desse calor volta para o espaço. Mas o que aconteceria se cada vez mais esse calor fosse mantido na atmosfera?
Vamos para uma metáfora! Pense que o tempo está fresco, você sente um pouco de frio e coloca um cobertor. Chega alguém e coloca mais um em cima de você, e mais um, e mais um. Você ficará com muito calor! É isso o que está acontecendo hoje em nosso planeta.
Desde o início da industrialização, no século XVIII, os gases de efeito estufa, que anteriormente eram emitidos através de um processo lento e natural, começaram a ser liberados em massa, especialmente o CO², dióxido de carbono. Este aumento, junto com o desmatamento cada vez mais crescente, faz com que muito calor seja mantido na Terra, gerando mudanças climáticas bruscas.
Antigamente falávamos muito em aquecimento global, porém, com alguns estudos mais recentes, o termo mudanças climáticas foi melhor aceito pensando nas consequências desse processo.
Neutralizando os gases de efeito estufa
Para que a situação seja revertida, menos gases sejam emitidos, e haja maior absorção daqueles que já estão por aí, precisamos fazer uma série de ações.
- Desacelerar o nosso consumo, brecando o excesso de industrialização.
- Substituir o uso de produtos de origem sintética por produtos de fontes renováveis e biodegradáveis.
- Diminuir as carnes em nosso cardápio, já que, o setor de agricultura e uso do solo, é responsável por 24% de emissão dos gee, segundo o AR5.
- Desenvolver energias limpas, sem a queima de combustíveis fósseis, como a energia solar, eólica e hidráulica e outras;
- Compensar as emissões através de plantio de árvores, contendo os gases dentro do solo e através do apoio à iniciativas que priorizem a conservação do ambiente natural;
Apoiar e votar em candidatos que apoiem políticas públicas de prevenção, adaptação e mitigação às mudanças climáticas.
Enfim, a lista de coisas que podemos fazer como indivíduos é bem grande. Estes são alguns exemplo, mas existem muitas mudanças necessárias, desde as individuais e pequenas, até as coletivas, que passam por decisões empresariais e estatais.
Frete neutro, compensando a emissão de gases de efeito estufa
Agora que você já entendeu o que são os gases de efeito estufa, como eles surgem e como podem ser combatidos, vamos falar sobre o que significa o Frete Neutro.
Toda vez que nós enviamos um produto até você, combustíveis fósseis estão sendo queimados, e nós não queremos deixá-los soltos por aí. Por isso a Mato Alto fechou uma parceria com a Eccaplan, empresa que neutraliza a emissão de carbono. Como funciona?
- Você faz o pedido em nossa loja.
- O sistema calcula quanto CO² será emitido na entrega.
- Nós enviamos um relatório com estes dados para a Eccaplan.
- Eles realizam a compensação de carbono com projetos parceiros.
- Nós recebemos um relatório de acompanhamento da compensação.
- Chega para você um produto ecológico com frete neutro.
Para nós da Mato Alto, na escolha de uma empresa para a nossa compensação de CO², foi essencial que ela tivesse valores que acreditamos. A Eccaplan trabalha apenas com projetos socioambientais certificados, isso quer dizer que seus parceiros são auditados, e comprovam o seu benefício ambiental.
Nós temos como missão trazer opções verdadeiramente ecológicas para você.
Em nosso blog você pode acompanhar as novidades, e descobrir mais dicas de como ter um consumo consciente e com menos impacto ambiental.