Rede Sustentaoquê?
Rede Sustentaoquê?
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Estoicismo

Estoicismo
Monique Brasil Ribeiro
out. 26 - 2 min de leitura
010

Muitas coisas simples da vida e muitos posicionamentos nossos estão fundamentados em filosofias que muitas vezes não conhecemos né?

Tenho me pegado pensando muito em como levar a maternidade de um modo leve, afinal, as coisas não estão todas no nosso controle, e a maternidade é um momento na vida que essa falta de controle com as coisas ao nosso redor chega nos dando um tapa na cara.

E pra tudo é assim, ninguém gostaria de viver certas coisas, mas nem sempre temos como escolher, o único controle que podemos ter e daí sim, escolhemos como lidar com isso, é em relação aos nossos sentimentos e nossa postura diante das situações, e para fundamentar melhor esse comportamento, temos o estoicismo . Uma filosofia criada por Zenão, há mais de 2 mil anos, que nos cai como uma luva nos tempos de caos que vivemos hoje em dia, e nos cai muito bem na maternidade também. Esta filosofia, basicamente se resume em aceitar o destino, ou aceitar o imprevisível, a natureza. É assumir que não somos capazes de controlar tudo se não a nós mesmos, e pra acharmos a felicidade, precisamos estabelecer prioridades a partir apenas daquilo que está sob nosso controle, como as emoções,  portanto, o que vale nessa filosofia, é achar nosso auto-controle diante das situações. Por exemplo, não está sob nosso controle adoecer, mas está sob nosso controle cuidar da saúde da melhor forma possível, mas se por ventura adoecemos, não podemos controlar como nosso corpo reagirá a uma doença, mas podemos controlar como nos sentiremos perante ela, então que seja da melhor forma possível!!! A razão está sempre à frente da emoção! 
E é exatamente assim que procuro me ver na vida, e agora mais do que nunca na maternidade, porque inevitavelmente, idealizamos como ela será, é natural termos pensado que não faríamos isso ou aquilo, e nos pegarmos fazendo, pois a realidade é diferente do que imaginávamos, e está tudo bem, o que devemos controlar é justamente nossas expectativas e o que de positivo podemos tirar disso. Ser estoico, nada mais é do que ser resiliente, inclusive, a maioria de nós está sendo estoico nesse período de pandemia, mas apenas não conhecia ainda esta corrente filosófica.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você