Rede Sustentaoquê?
Rede Sustentaoquê?
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

[CONVITE: AULA ONLINE GRATUITA] ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA: 5 TRANSFORMAÇÕES PRA APLICAR JÁ!

[CONVITE: AULA ONLINE GRATUITA] ECONOMIA CIRCULAR NA PRÁTICA: 5 TRANSFORMAÇÕES PRA APLICAR JÁ!
Isabella C.
fev. 1 - 3 min de leitura
000

Você já parou pra pensar que o lixo é um erro de design?

Na natureza não existe lixo.

O resto de uma espécie alimenta as outras, e os materiais circulam.

 

A economia circular é um movimento que vem crescendo no mundo todo, e pede que a nossa indústria pare de destruir a natureza, e passe a aprender com a natureza, desenhando os produtos de uma forma circular e entendendo os materiais como nutrientes. 

 

O que vêm dizendo sobre a economia circular no mundo:

🔸 Segundo o The Wall Street Journal “Os fundos de investimento sustentável, responsável e de impacto respondem por cerca de US $ 9 trilhões em ativos administrados nos Estados Unidos e cresceram 33% ao ano nos últimos dois anos.” 

🔸 Já a World Resources Institute acredita que “A economia circular oferece uma oportunidade econômica de US$ 4,5 trilhões, reduzindo o desperdício, estimulando a inovação e criando empregos.” 

🔸 E a Harvard Business School e London Business School: “Acompanhamos o desempenho corporativo por 18 anos e descobrimos que as empresas de alta sustentabilidade superam as empresas de baixa sustentabilidade, tanto no mercado de ações quanto no desempenho contábil.”

 

Em outras palavras, a economia circular é uma nova forma de pensar o nosso futuro e como nos relacionamos com o planeta, dissociando o crescimento econômico e o bem-estar humano do consumo crescente de novos recursos.

Mais do que reduzir, minimizar ou reciclar o lixo: a gente precisa acabar com o conceito de lixo!

 


 

Para entender um pouco mais esse universo, a Ideia Circular oferece o livro digital gratuito 28 estudos de caso: design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo, que traz justamente essa mudança de olhar e uma curadoria de projetos concretos que já vêm aplicando esses princípios na prática.

A partir de exemplos inspiradores, é possível ver como criar produtos e sistemas BONS – e não só menos ruins. Ou seja: produtos bonitos, funcionais, seguros, efetivos e inteligentes, com efeitos positivos e regenerativos para as pessoas e para o planeta.

Clique aqui para baixar o livro gratuito!

 


 

E se você quer saber mais sobre como colocar a economia circular em prática, olha a oportunidade: na semana que vem, a Ideia Circular vai oferecer uma aula gratuita ao vivo para falar justamente sobre isso!

Essa aula é pra você que tem curiosidade, ou quer contribuir ativamente nessa transição para a economia circular - seja desenvolvendo produtos ou serviços, disseminando ideias, ou ajudando empresas e instituições a transformarem seus processos!

A aula ao vivo explora essa grande mudança de olhar com algumas perguntas simples, mas profundas, que ajudam a entender se um produto ou projeto é realmente circular.

A partir dessas estratégias e exemplos, você vai saber como identificar produtos e projetos realmente circulares. E, se você pretende desenvolver seus próprios projetos ou produtos, vai ter novos instrumentos e inspiração para aplicar esse pensamento na prática!

Essa aula marca o começo de uma nova edição do treinamento online Economia Circular na Prática: Entenda, Desenhe, Transforme, e é aberta a todos e todas que tenham interesse por esse assunto.

Garanta seu lugar aqui! 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você