Rede Sustentaoquê?
Rede Sustentaoquê?
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 exemplos brasileiros de moda circular

5 exemplos brasileiros de moda circular
Isabella C.
jan. 26 - 3 min de leitura
000

A moda circular é um termo que vem sendo usado para descrever empresas e iniciativas que repensam os processos produtivos das nossas roupas e acessórios para a economia circular. Essas iniciativas têm criado produtos e modelos de negócio que mantêm o valor dos materiais em circulação por vários ciclos, através de reparo de peças, remanufatura ou reciclagem, ou ainda que possibilitam seu retorno saudável para a biosfera. 


1. Revoada

Revoada é uma empresa que transforma materiais como câmaras de pneu e tecidos de guarda chuvas descartados em produtos como jaquetas, carteiras e bolsas de alta qualidade. Nesse exemplo de moda circular, a Revoada trabalha o design e a logística reversa de seus produtos, fechando os ciclos em sua cadeia produtiva e defendendo o slow fashion na indústria têxtil e da moda.


2. Transmuta

A empresa curitibana Transmuta trabalha com a moda circular através do upcycling de roupas usadas. Usando designs criativos, a Transmuta agrupa roupas descartadas e cria novas peças, oferecendo novos ciclos aos materiais que seriam descartados e trabalhando o upcycling na moda.


3. Circulô

Circulô é uma empresa de aluguel de roupas de bebê, com uma proposta de trazer a moda circular através de roupas práticas, sustentáveis e sem gênero. As peças são produzidas localmente com algodão Pima orgânico e algodão sustentável com certificado BCI e circulam por diferentes famílias e bebês – já que bebês e crianças acabam crescendo muito rápido e facilmente perdendo roupas novas que não servem mais.


4. Pinatex/ Insecta Shoes

A Pinatex é uma empresa inglesa que cria um material têxtil similar ao couro, mas feito completamente com componentes naturais, usando o abacaxi como matéria prima principal. Para criar esse material, a empresa usa as folhas do abacaxi, que é um subproduto das atividades agrícolas – ou seja, não demanda nenhuma produção adicional, apenas aproveita os restos da produção.

Aqui no Brasil, a marca de sapatos veganos Insecta Shoes tem vários produtos no catálogo feito com o couro da Pinatex. Além disso, a empresa também usa produtos à base de fibra de banana e sola em borracha reciclada.



5. Coleção Ciclos da C&A

Coleção Ciclos produz jeans feitos de materiais seguros e totalmente recicláveis, tornando a C&A a primeira marca varejista de moda a conquistar a certificação Cradle to Cradle® nível Gold para peças produzidas no Brasil. 


Aula gratuita ao vivo

🌻 E pra quem tiver interesse, estendemos o convite para descobrir mais sobre essas ideias na nossa aula aberta "Economia Circular na Prática: 5 transformações para aplicar já!" nos dias 31/01 às 19h ou 01/02 às 15h - inscreva-se aqui!



Denunciar publicação
    000

    Indicados para você