[ editar artigo]

Livros e publicações para se iniciar em Sustentabilidade

Livros e publicações para se iniciar em Sustentabilidade

Lista de livros que li, para ser sempre atualizada.

Eu me formei profissional de Letras em 1997 pela Universidade de São Paulo, filha de professora e aquariana sonhadora, sempre fui amante das "letras" e das viagens proporcionadas pela literatura.

Da infância, lembro de ter lido todos - 100% -  os livros que tinha em casa! E olha que minha mãe sempre tinha um novo e foi quando começaram as indicações e obrigações do colégio. Na idade adulta o autor que mais me marcou foi João Ubaldo Ribeiro. Agora tenho devorado mais ciência que literatura e convido você a comentar este post com a sua recomendação imperdível!

Minha lista de livros e melhores estudos ou publicações:

  • As referências sobre sustentabilidade remontam a Platão, mas você pode começar pelo artigo Meio século de Primavera Silenciosa: um livro que mudou o mundo que me deu uma breve ideia do quão revolucionário e contestador foi o livro de Rachel Carson em 1962. No artigo, além da análise do impacto dos pesticidas, Bonzi destaca o contexto social e o vanguardismo da autora que deu origem ao movimento ambiental do qual hoje me sinto parte.
  • Siga para  The Limits to Growth (1972), livro elaborado por um grupo de 100 cientistas, economistas, empresários e políticos denominado Clube de Roma, um dos livros mais vendidos no mundo e que deu origem à inúmera discussões ambientais que remontam os dias atuais.
  • A seguir deixo uma recomendação que me foi muito útil para entender a complexidade envolvida na construção de políticas que amparem a sustentabilidade, ou seja, o advocacy: Relatório da Delegação Brasileira levado à Conferência de Estocolmo (1968), Suécia, quando a ONU reuniu 113 países para discutir a degradação ambiental e propor iniciativas de preservação. 
  • 15 anos depois, em 1987, outro documento foi elaborado: Our Common Future  ou “Relatório Brundtland”, trazendo os conceitos de desenvolvimento sustentável, base da construção dos Objetivos do Milênio e posteriormente dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU).
  • Entremeie sua leitura com Compaixão ou Competição, livro de 2006, escrito pelo Dalai Lama, que nos leva a reflexões profundas sobre a dualidade entre alguns valores humanos primordiais para a pratica da sustentabilidade e os valore que norteiam a nossa organização econômico social atual. Os trechos deste livro você encontra em posts dominicais publicados em 2018 no Sustentaoquê.
  • Seguindo a mesma fórmula bem sucedida em 2019 e 2020 postei trechos do livro A vida secreta da ÁRVORES de Peter Wohlleben (2017), simples e ao mesmo tempo rico, pois nos traz conhecimentos naturais que nos dão uma boa dimensão do quão valiosa é a natureza, em seus 3,8 bilhões de anos de evolução e o quanto ainda temos que aprender a respeitar e conviver.

E você, quais livros ou publicações sobre sustentabilidade te influenciaram, comente este post, faça parte da Rede Sustentaoquê, escreva seu próprio post, colabore para que o movimento cresça!

Precisamos de pelo menos 1/4 dos humanos nesta direção e então, segundo pesquisas de Harvard, poderemos mudar o rumo desta jornada!

Feliz 2021 com a esperança de que estaremos mais unidos nesta causa.

 

 

Rede Sustentaoquê?
Daniela Delfini de Campos
Daniela Delfini de Campos Seguir

Entusiasta pela vida no planeta Terra. Conheci os conceitos de sustentabilidade em 2005, uma grande organização que virou case em Harvard. A partir de 2014 atuei como consultora e pesquisadora e crio conteúdo desde 2016 no Instagram @sustentaoque.

Ler conteúdo completo
Indicados para você